A ansiedade e depressão. Essas são imagens divulgadas pelo BuzzFeed e são maravilhosas.

Não temos muitas palavras para descrever o que sentimos quando nos vemos depressivos. Ou ansiosos. Não há nenhuma marca específica de quando isso acontece. As coisas são, inclusive, bem confusas. Não sabemos exatamente quando começa uma e termina outra.

Ansiedade e depressão

Ansiedade e depressão

É difícil explicar com palavras nossas sensações de expectativas e frustrações. Não há nenhuma regra pra isso. E nem deveria ter. É muito difícil, ainda, entender a psiquê humana. Nós tentamos identificar padrões comuns, mas eles por si só não garantem muita coisa.

Padrões costumam mudar. Especialmente padrões de comportamento. E de reação. A ansiedade não precisa de estímulos necessariamente reais para que ela seja acionada. E nem mesmo a depressão funciona assim. Nem toda a depressão tem a ver com sentimentos relacionados à tristeza.

Ansiedade e depressão não são coisas tão distantes. Ao mesmo tempo que parecem ser opostas, são mais complementares do que parecem ser. Essa disparidade não é algo que surpreenda as pessoas que convivem com esses opostos diariamente.

Não conseguimos explicar com palavras aquilo que a gente sente quando nos encontramos nessas situações. Palavras nem sempre explicam tudo. Por que nem todas as palavras conseguem significar tanto aquilo que a gente sente. As palavras nos dizem muita coisa. Mas não tem o poder de nos fazer ver.

Palavras nos fazem imaginar. Palavras materializam a imaginação. Mas não nos permite visualizar. Imaginação nos serve de guia, é a luz que ilumina a imaginação. Mas tem coisas que as palavras não podem fazer. Não tem como a palavra nos fazer ver aquilo que sentimos.

A imagem é algo muito mais forte. Divertida Mente, o filme da Disney, é maravilhoso em mostrar como nós imaginamos que a nossa mente funciona. E, agora, essas imagens do BuzzFeed de uma estudante americana nos faz ver o que é sentir-se ansioso e depressivo.

Muito melhor que qualquer palavra que a gente possa usar.

Clique aqui para ver no BuzzFeed. Prometo. Será gratificante.

 

Comente com Facebook

Written by Israel Anderson

Jornalista por formação, cineasta por estudos e curioso por natureza. Internet por paixão.

Deixe uma resposta