Dirigir e usar celular sempre foi problema e com Whatsapp isso piorou mais

Eu não sei vocês, mas sempre que eu estou a dirigir é uma coisa absolutamente comum eu ver que outros motoristas estão usando o celular na direção. É um perigo ver isso acontecer por que a causa de muitos acidentes de trânsito estão justamente nessa combinação. As pessoas ficaram tão viciadas em Whatsapp e outras redes sociais que não pode deixar de usá-las nem quando está ao volante. E mora um perigo enorme nessa atitude.

Já tive problemas com isso. Não que eu use o celular ao dirigir. Nunca usei. No máximo, apenas pra atender uma chamada no sistema de viva-voz do carro. Dirigir é uma atividade que exige do condutor uma atenção máxima. Um carro não é apenas um meio de transporte. É também uma arma se ele for mal utilizado. Acidentes de carro também matam. E quando não matam, deixam pessoas incapacitadas pelo resto da vida.

O Whatsapp é muito bom quando estamos parados. Mas em movimento…

 

A febre do Whatsapp e outras redes sociais tem tomado bastante a atenção de condutores. Em engarrafamentos é muito comum eu ver pessoas que dirigem e estão digitando mensagens no celular. As vezes sem sequer olhar para frente e ver como está o movimento do trânsito. Isso, por vezes, atrapalha bastante os congestionamentos.

Foi, aliás, por causa de uma situação dessas que eu tive meu primeiro incidente de trânsito. E me resultou em um prejuízo enorme. Mas, não, eu não estava ao celular. Ele estava no meu bolso. E foi lá que ele quebrou, por sinal. A situação foi causada pelo motorista a minha frente, que dirigia e usava o telefone, não observava o que acontecia ao redor.

Celular, Dirigir, Carro Photographer:Pamela Webb

Celular, Dirigir, Carro
Photographer: Pamela Webb

Ao frear bruscamente, não tive tempo e acabei atingindo a traseira dele. Pro meu azar, meu carro ficou com a frente estragada e cheio de problemas para funcionar. Mas eu tive de arcar com todos os prejuízos dele e os meus. E isso me deixou em uma situação financeira absolutamente horrível. O culpado dessa situação foi o uso do celular.

Já existem leis, medidas, fiscalização e outras formas de evitar que isso aconteça. Mas o problema é que sempre há uma forma de burlar esses sistemas – e é aí onde a corrupção começa. Usar o celular a partir do dia 1o. de novembro enquanto dirige passará a ser uma infração gravíssima. Haverá também um aumento de 66% sobre o valor dessas multas. E 7 pontos na carteira.

Todavia, isso não é eficiente para que haja a diminuição do uso de celular ao dirigir. A infração só será auferida se o motorista for pego em uma fiscalização. E elas não acontecem em todo o momento e em toda hora e nem em todas as vias de uma cidade. Até por que seria impossível fazer isso.

Bloquear chamadas e mensagens de redes sociais deveria ser recurso nativo dos smartphones

Mas existem soluções que os próprios celulares poderiam se beneficiar disso. Ou os fabricantes do software incluir esse recurso nativamente:  Bloquear mensagens e chamadas de celular quando o GPS dele detectar que o aparelho está em movimento em determinada velocidade não compatível com alguém caminhando ou correndo. Isso já existe em alguns aparelhos da Samsung, mas é restrito a eles apenas.

Existem outras soluções como um aplicativo pra enviar mensagens e bloquear chamadas quando se dirige. Mas elas exigem que você tome uma ação. Não são automáticas. O Google e a Apple deveriam implementar esses recursos nativamente em seus sistemas. Eles são os mais utilizados por todos.

O Google e a Apple deveriam implementar esses recursos nativamente em seus sistemas

E, não, isso não iria prejudicar o funcionamento de aplicativos de GPS, já que suas atualizações serão obtidas normalmente, uma vez que a internet permanecerá funcionando. Eles evitam apenas que você se distraia e digite mensagens enquanto dirige.

Eu tive sorte de não ter tido maiores consequências físicas quando isso passou comigo. Mas nem todos tem essa sorte. Por isso, peço que tenham cuidado ao dirigir e tente deixar seu celular guardado. Tome atitudes que preserve a vida e não a coloque em risco. Prejuízos materiais a gente sempre dá um jeito de resolver. Prejuízos na vida, não.

Comente com Facebook

Written by Israel Anderson

Jornalista por formação, cineasta por estudos e curioso por natureza. Internet por paixão.

Deixe uma resposta