O fla-flu entre direita e esquerda do Brasil ainda não superou o nível de briga entre Globo e o PT. Tá na hora de evoluir.

Eu to falando sobre isso por que me tem me irritado muito o que eu tenho visto nos últimos dias. Especialmente no meu perfil pessoal do Facebook. E nem to falando sobre a greve do dia 28 de abril. Abertamente eu não me envolvi em nada sobre isso e em nenhuma discussão. Até por que não faz sentido pra mim isso. Mas não desfiz as lutas de ninguém. Quem queria falar, que falasse. Eu fiquei nos filmes e no cinema. Mas a discussão se limitou apenas a Globo de um lado, PT do outro. Tá na hora de evoluir. E muito.

Eu falo isso por que vi em meus posts várias tentativas de politizar um post meu sobre Tieta, cuja reprise está no ar atualmente pelo Canal Viva. Dispensa apresentações que é um canal que foi feito para reprisar conteúdos antigos e até recentes da Globo. Eu tenho vários problemas com a Globo. Acredito que muita coisa no departamento de jornalismo da Globo é tendenciosa ou enviesada. Todavia, a Globo não é ou está reduzida unica e exclusivamente ao seu departamento informativo.

A Globo também é toda uma indústria audiovisual e suas várias produções geram milhares de empregos. Diretos ou indiretos. Não podemos ser injustos em achar que tudo de um lado é ruim ou que tudo do outro é maravilhoso. Por que não é. E jamais será. Nenhum lado é perfeito e o que faz as coisas serem o que são é o exato equilíbrio das coisas. Mas não vejo que isso aconteça quando se trata da política brasileira. Nada parece evoluir.

evoluir

A política tem horas que parece religião com seus dogmatismos e vigilância

A esquerda adora acusar a Globo por todos os males do país. E a direita adora acusar o PT por todos os males do país. No final, ambos os lados são absolutamente iguais em seus dogmatismos. Não há diferença alguma você ser alguém de esquerda ou de direita e querer policiar o que as pessoas fazem ou assistem.Parece uma crença religiosa. Nada parece evoluir. E parece que nenhum dos lados percebeu que agindo assim as coisas cansam.

A esquerda brasileira precisa urgentemente rever suas posições anti-capital e contra posições liberais e econômicas. Não digo que deva se reforçar o capitalismo. Mas fazê-lo mais humano. A esquerda se preocupa com o social. se preocupa com questões sociais. Mas não pode fazer justiça social, não pode mudar o mundo sem ter o que o movimenta.

A direita brasileira precisa urgentemente se atualizar e sair do neoliberalismo e outras posições reacionárias. Não há problema algum ser conservador e se guiar por essa crença. Mas é preciso entender que o fato de ser conservador não é o mesmo que defender restrições em liberdades pessoais em detrimento da liberalização irrestrita dos mercados.

É preciso entender que o mundo não é aquele preto no branco que cada um prega. E que o dogmatismo de cada um é um problema sério. Pois acaba piorando demais as coisas. E essa disputa entre Globo versus o PT não ajuda em nada. É apenas querer reduzir a política a uma briga de torcidas. E já está mais do que provado que quando chegamos nesse nível, perdemos a reacionalidade.

E política não é emoção. É razão. Exatamente o que falta hoje.

Comente com Facebook

Written by Israel Anderson

Jornalista por formação, cineasta por estudos e curioso por natureza. Internet por paixão.

Deixe uma resposta