No ar pelo Canal Viva, temos atualmente 2 novelas que são clássicas da TV. E são melhores que as atuais.

Eu já fui muito de assistir novelas. Adorava mesmo. Mexicanas, brasileiras, o que me interessasse por assistir, eu assistia. Mas, de uns anos pra cá, eu simplesmente não quis mais assistir nenhuma novela atual. Minha fixação tem sido as reprises do Canal Viva. E, simplesmente, passaram a exibir as clássicas Tieta e Por Amor. Clássicos da TV. E uma pena que que a Globo não faça novelas iguais àquelas. As de hoje tão perdendo o charme delas.

Isso, obviamente, tem a ver com o sucesso de plataformas de streaming como o youtube e o netflix. Mas não só eles, como também o sucesso das séries que canais premium tem produzido há algum tempo como a HBO. Com o sucesso delas, a Globo resolveu se inspirar nesses formatos e incorporá-los a seu principal produto: a novela. E isso nem sempre funciona. As vezes, até piora e engessa a novela. E eu não entendo por que querer modificar demais esse formato. tua

A novela é um formato simples. É um romance que vai se desenvolvendo aos poucos, um pouco por dia. Enquanto isso outras coisas vão acontecendo pra animar a história. Mas nenhuma novela é densa o suficiente para explorar características dos personagens mais profundamente como uma série e nem para explorar histórias paralelas por episódio. A novela precisa estar sempre movimentando a história principal. Uma série, nem tanto. A série tem apenas alguns episódios para desenvolver uma história completa. A novela, tem em média 6 a 9 meses pra isso.

novelas

Tieta, um clássico da TV

 

Uma série normalmente disponível em streaming e na TV paga pode ser revista várias vezes ao longo de seu período de exibição. A novela não. Ela normalmente será reprisada depois de alguns anos.

A Novela normalmente é temporal, ela retrata um tempo da nossa própria história e do momento em que ela foi produzida. Tieta é uma novela maravilhosa. É um retrato de 1989-90, da crise do final do governo Sarney e de todas as suas sucessivas mudanças de moeda. Tieta é um dos melhores retratos daquele momento. É também uma das histórias completas e no tom certo. O humor era a grande arma dela.

Por Amor também é um dos retratos de sua época, 1997. É um conflito familiar no melhor estilo de Manuel Carlos. E um retrato do Brasil em 1997, 3 anos após o plano Real e com alguma estabilidade financeira. É uma novela que se tornou clássica também pelo tema e pela medida certa como ele foi tratado. Isso é algo que não estamos vendo nas novelas atuais. Poucas exceções a essa regra tem sido feitas atualmente.

A novela costumava ser o produto que muitos se reuniam em suas casas para assistir. Hoje quase não temos isso. A novela aos poucos está perdendo seu formato de folhetim. E se pretendendo ser uma série. A Globo, em especial, não deveria modificar demais as novelas. Assim, quem sabe, revertem a queda de audiência e interesse delas.

Comente com Facebook

Written by Israel Anderson

Jornalista por formação, cineasta por estudos e curioso por natureza. Internet por paixão.

Deixe uma resposta