Nas SmarTVs, o Youtube quer garantir a sua audiência

 

Vem lá do Telegraph: Youtube planeja lançar um serviço de Televisão por assinatura via streaming. Algo parecido com o que já conhecemos com o Netflix, mas com conteúdo de grandes emissoras de televisão ou programadores de TV por assinatura. Sim, seria revolucionário.

Pra começar, já seria um “Uber da TV”: o serviço promete fazer streaming de canais de TV por assinatura cobrando pelos canais que você realmente assiste, diferente das operadoras de TV que vendem pacotes fechados e cobram por canais e conteúdos que você raramente acessa.

Atualmente, o Youtube já oferece o serviço Youtube Red, que permite a cobrança de uma mensalidade pelos criadores de conteúdo e acesso a vídeos sem publicidade. Por enquanto, o serviço ainda não está disponível no Brasil. Provavelmente, chegue por aqui até o final do ano.

A mudança está sendo impulsionada pelo sucesso do Netflix

 

Os planos pro novo serviço, já denominado Unplugged, são os de oferecer acesso a canais mais assistidos pelos usuários cobrando um valor fixo mensal. Para isso, já iniciou conversas com programadores de canais e grandes operadores sobre o novo serviço.

Com a popularidade das SmarTVs, o serviço já viria em um aplicativo embutido nelas para acesso de conteúdo. A intenção é muito semelhante aos serviços já explorados pela Apple no Apple TV.

Por aqui e mesmo nos USA, o novo serviço do Youtube poderá trazer algumas polêmicas: a primeira, por depender da internet, causará um aumento substancial no consumo de dados.A segunda e, talvez, a mais importante: a concorrência com operadores de TV sendo um serviço Over The Top e com conteúdo similar aos já apresentados pelas operadoras.

Se oferecer um valor mais acessível, sim, será um enorme sucesso. Especialmente se já contar com a facilidade dos aplicativos nativos instalados em SmarTVs, Celulares e outros aparelhos móveis. Se o acesso for caro, a atratividade do serviço ficará abaixo da média e não muito melhor do que as opções já existentes.

Comente com Facebook

Written by Israel Anderson

Jornalista por formação, cineasta por estudos e curioso por natureza. Internet por paixão.