Youtubers

Youtubers são usados como estratégia de comunicação do governo.

Governo paga youtubers para fazer propaganda do novo ensino médio. Só deveriam ter escolhido melhor…

A estratégia do atual governo para atingir o público que, teoricamente, é o público que ainda frequenta o ensino médio. Ou ao menos deveria frequentar. O fato é que a estratégia de comunicação foi até bem pensada. Mas, obviamente, erraram em escolher os youtubers.

Youtubers são uma nova categoria de influenciadores digitais. O mundo da internet é bem diverso e de nicho. Na aba do chapéu da internet cabe muito mais coisa do que a gente pensa. E aí vemos canais sobre tudo na internet. Sobretudo de curiosidades. E muitos deles são bem ruins.

Um desses canais foi o centro da nova estratégia de comunicação do atual governo. Com o intuito de vender a ideia de que a mudança do ensino médio é positiva, um canal desses de curiosidades fez um vídeo sobre o tema que, de cara, não parecia ser um material de publicidade.

Mas era. E muitos ficaram revoltados sobre como um canal  foi usado para fazer publicidade oficial do governo. E, ok, não há nenhuma ilegalidade nesse ato. Ao pagar para ter um conteúdo direcionado para o público alvo que determinado produto alcança, o governo é apenas mais um anunciante.

Anunciantes em geral gostam de se associar com marcas, pessoas, etc, que tenham m bom feedback positivo por trás delas. O que ajuda a vender e a fixar uma marca ou ideia através da associação com essa imagem positiva e que é, obviamente, constantemente reforçada pelo período que a ação dure.

E a escolha do governo poderia ter sido melhor. Tem muita gente no youtube que tem mais qualidade para falar de curiosidades e conhecimento. Mas colocar dois adolescentes que tem um histórico de agressão verbal e preconceito na internet não é o melhor exemplo de como se associar  uma marca ou ideia positiva.

A estratégia até foi bem pensada se ela tivesse sido bem executada. Especialmente com youtubers melhores e muito mais comprometidos com o conhecimento do que os escolhidos pela campanha governamental…

 

Comente com Facebook

Written by Israel Anderson

Jornalista por formação, cineasta por estudos e curioso por natureza. Internet por paixão.

Deixe uma resposta